Carregando...
ARMORIAL

“Debaixo da canícula do sol, os rebanhos iam sendo ferrados com a marca do proprietário do sítio e da ribeira onde estava situado, mostrando a todos os que testemunhavam o ocorrido que o animal abalizado tinha uma pertença. Mais que isso: através dos laços assinalados com fogo passava a identificar a família do criador, cujo simulacro parecia, muitas vezes, um emaranhado de grafismos e arabescos dispostos tal e qual seus ancestrais. A ansiedade primeira para o momento da ferra ia cedendo espaço, ao findar da tarde, ao sentimento de alegria de ver a obrigação cumprida. E, também, ao cansaço de um dia de muito esforço e trabalho, recompensado pelo deitar na rede, armada no alpendre, gozando dos ventos da boquinha da noite.”

Araújo, Maria J. M. e Medeiros, Vânia M.

“Armorial” origina-se do termo francês “armoiries” ou “armes” (“Armas”),
no sentido da heráldica, “conjunto das armas ou brasões da família”.

Ariano Suassuna, dramaturgo e romancista paraibano falecido em 2014, foi o idealizador do Movimento Armorial, uma iniciativa artística com o objetivo de criar uma arte erudita a partir de elementos da cultura popular do Nordeste Brasileiro. Conforme conceituado por seu criador, a Estética Armorial é “a criação alheia de uma heráldica nordestina, mais especificamente sertaneja”, em que os ferros de marcar gado (dentre outras manifestações culturais como pintura, música, literatura, cerâmica, dança, escultura, tapeçaria, arquitetura, teatro, gravura e cinema) refletissem “todo um espírito da tradição que, vindo da Península Ibérica, aqui se corporificou mágica e ludicamente”. A Arte Armorial se baseou na ideia de que a cultura brasileira genuína é resultante das contribuições das culturas que predominaram na formação do país.

E se hoje a cultura gaúcha se mantém viva, contribuiu em grande parte o Cavalo Crioulo. Nossas tradições estão ligadas ao campo. A história do Rio Grande do Sul e dos gaúchos de uma forma geral, foi escrita sobre um lombo de um cavalo.

Tradição, ancestralidade, brasões de família, ferros de marcar, crioulos, Armorial, Cabanha.