A Galloway é uma das raças mais antigas e puras da Grã-Bretanha. Originária da Escócia, tem como características a rusticidade, habilidade materna e marmoreio da carne. São animais mochos, pequenos e possuem a conformação de uma moderna raça de corte. Dentre as raças europeias, a Galloway não tem rivais para pastejo, consumindo pastos grosseiros que outras raças dispensariam. Os novilhos podem produzir uma carcaça de 280 a 350 quilos de peso. É uma raça não muito precoce porém longeva, com vacas produzindo regularmente bem com 10 anos de idade. É encontrado nas cores preto, branco, vermelho, pardo e cintado (Belted Galloway), sendo que este último possui Herd Book próprio.
No Brasil a raça Belted Galloway é pouco difundida, sendo que existem alguns poucos criadores que estão fomentando o seu uso em cruzamentos. O rebanho brasileiro é formado por animais puros por cruzamento absorvente.
Em 2012 a Associação Nacional de Criadores Herd Book Collares, entidade responsável pelo registro genealógico da raça Belted Galloway, abriu a possibilidade de incorporação dos animais registrados no Livro de Puros Controlados ao Livro de Pedigree através de uma progressão genética. São aceitos no Livro de PO animais com um mínimo 4 gerações registradas no PC.
Iniciamos a criação de Belted Galloway em 2018, com a aquisição de algumas matrizes da Cabanha Santa Paz. Nossos animais são registrados no livro de Puros Controlados da ANC Herd Book Collares.